Sabemos que muitos dos que nos leem agora já estão cansados de ouvir que o MMA é o esporte que mais cresce no mundo. Este crescimento e disseminação do esporte, na concepção da maioria dos novos fãs, é direcionado única e exclusivamente a um grande torneio, o UFC. Sem dúvida nenhuma esse é hoje o maior de todos, o que gera mais lucro, o que revela os melhores lutadores, o que tem a maior audiência e etc. Mas não foi apenas através dele que o MMA conquistou este status que possui hoje.
Nos primórdios do esporte, onde ao invés de MMA chamávamos de "Vale-tudo”, foram os torneios de menor expressão que revelaram os grandes nomes que temos hoje nas mais diversas categorias. Estes torneios por sua vez, foram ganhando notoriedade a partir do momento em que começaram a estipular regras rígidas às lutas, sendo que algumas dessas são utilizadas em muitos eventos de MMA que temos pelo mundo. Mas o grande "boom” do esporte teve como percussores alguns eventos que faziam sucesso em um determinado país e esta fama se espalhava pelos demais. Entre estes que já foram extintos podemos destacar o PRIDE FC (Japão), TKO (Canadá), Cage Rage (Reino Unido) e WEC (Estados Unidos).
Este é hoje o "pai” de todos, o verdadeiro "dono do pedaço” e principal disseminador do esporte em si. É uma organização privada que foi fundada em 1993 por Rorion Gracie e que possui sede em Las Vegas (EUA). Atualmente a organização é comandada pela Zuffa LLC que tem como membros os irmãos Frank Fertitta III e Lorenzo Fertitta, assim como, Dana White que é o presidente do UFC. Veja abaixo alguns números e particularidades do mesmo.
- Possui oito categorias de pesos: Mosca, Galo, Pena, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado, Pesado
- As lutas são de três rounds de cinco minutos e cinco rounds de cinco minutos em caso de disputa de cinturão
- Os resultados se definem como: Desqualificação, Finalização, Nocaute, Nocaute Técnico e Decisão do Júri
- No dia 16 de novembro de 2012 o UFC confirmou que em 2013 teria uma categoria destinada ao MMA Feminino
- Fazem parte desta organização os seguintes lutadores: Anderson Silva, Wanderlei Silva, Junior dos Santos, Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, José Aldo, Vitor Belfort, Lyoto Machida, Maurício Shogun e etc.
Foi uma grande ameaça à hegemonia do UFC até o dia em que a Zuffa LLC o adquiriu. Esta é uma organização fundada em 1985 que inicialmente promovia eventos de Kickboxing. Possui sede em San José (Califórnia) e hoje é comandada pelos mesmos donos do UFC. Veja abaixo alguns números e particularidades do mesmo.
- Possui sete categorias de pesos: Galo, Pena, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado, Pesado
- Foi o primeiro evento regulamentado de MMA da Califórnia
- Por lá passaram grandes nomes como Fedor Emilianenko, Dan Henderson, Alistair Overeem, Fabrício Werdum, Antonio Pezão
- Possui uma categoria feminina (peso galo)
- O Strikeforce está com data marcada para finalizar às suas atividades (12 de janeiro de 2013)
Este sim é o atual concorrente do UFC. Possui como slogan a frase " Onde lutas pelo título são conquistadas, não dadas”. Será que foi uma indireta para alguma organização? Localizado nos EUA com sede em Newport Beach, Bellator é uma organização privada que foi fundada em 2008 pelo presidente e CEO Bjorn Rebney. Veja abaixo alguns números e particularidades do mesmo.
- Os eventos do Bellator são focados em torneios
- O vencedor do torneio é declarado o desafiante número um ao título
- Possui sete categorias de pesos: Galo, Pena, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado, Pesado
- Cotoveladas são ilegais nos combates de quarta e semifinal. Já na final, as cotoveladas são liberadas
- O vencedor do torneio é premiado com um cheque no valor de US$ 100.000
Dream é um evento de MMA promovido pelo Fighting and Entertainment Group. É o substituto do Hero’s e considerado como o renascimento do PRIDE FC, pela fidelidade e semelhança com esta antiga organização. Foi fundada em 2008 e possui sede em Tokyo (Japão). Veja abaixo alguns números e particularidades do mesmo.
- Divide-se em seis categorias de pesos: Pena, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado, Pesado
- As lutas possuem dois rounds sendo um de dez minutos e outro de cinco minutos. Nos eventos que as lutas acontecem nas gaiolas, são três rounds de cinco minutos
- Ao final das lutas sempre há um vencedor, pois não é permitido empate
- Já lutaram neste evento nomes como Fedor Emilianenko, Todd Duffee e Bob Sapp
Jungle Fight é um evento de artes marciais mistas brasileiro. Criado em 2003, o JF é organizado pelo ex-lutador brasileiro de de jiu-jitsu e MMA Wallid Ismail. Veja abaixo alguns números e particularidades do mesmo.
- O nome "Jungle Fight” é alusivo a sua origem, no estado do Amazonas (à selva Amazônica)
- Já realizou um evento na Eslovênia
- Possui sete categorias de pesos: Mosca, Galo, Pena, Leve, Meio-Médio, Médio, Meio-Pesado
- Ao invés de octógono, os lutadores se enfrentam em um cage em formato de jaula
- Este é considerado o maior evento de MMA da América Latina